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terça-feira, 26 de março de 2013

Comentário sobre o 1º Testing Dojo Paraíba

Bem, gostaria de iniciar este post agradecendo a todos que contribuíram para que o evento pudesse ser realizado, agradeço a Faculdade Idez por ceder uma sala para realização do evento, a VSoft por patrocinar o coffee break, ao Adesivo Mix por confeccionar o banner e ao D-Desingner pela criação da arte de nosso banner. E não podia deixar de agradecer também, as presenças dos participantes Thiago Ferreira, Gercélia e Heloisa Costa, por acreditarem no evento e por participarem deste, que foi o primeiro evento de teste de software promovido pelo GUTS-PB.

O evento iniciou-se com uma conversa entre os participantes sobre o que cada um pensa, faz, fez ou pretende com testes de software. O Thiago já trabalha com testes e se mostrou muito interessado e comprometido na área, a Gercélia trabalha atualmente com desenvolvimento, porém tem interesse em seguir na área de testes, Heloisa ficou como ouvinte para aprender mais sobre o assunto. Após uma boa conversa, foi dado iniciou a apresentação do que é um Testing Dojo, onde expliquei como surgiu a idéia desse tipo de Evento, sua missão, seus objetivos, o papel dos participantes, a mecânica de funcionamento do evento e as reflexões finais.

Um Testing Dojo é um encontro onde os testadores se reúnem para trabalhar em um desafio de testes. Geralmente os desafios de testes usarão testes exploratórios e/ou testes de usabilidade. Para o nosso caso, foram abordados técnicas de testes exploratórios.

O Testing Dojo tem como missão apresentar um desafio de teste para os participantes, esse desafio pode ser um aplicativo para encontrar defeitos, pode ser uma ferramenta como base de estudo, ou uma nova abordagem de teste para obter novos conhecimentos.

O Testing Dojo tem basicamente 04 atribuições, um facilitador que irá fazer a explicação do evento e da missão, um testador no qual irá ter a função de testar o sistema, um gravador que terá a função de anotar os cenários e as observações encontradas pelo testador, e por fim temos como observadores os restantes dos participantes.

A mecânica do Testing Dojo é simples, todos os presentes participam da prática, um primeiro par de participantes toma posse do computador (sendo um testador e gravador), após um período de 5 a 10 minutos, o testador irá para a platéia onde o gravador torna a ser o testador e um dos observadores irá para o papel de gravador, ficando nessa rotatividade até que todos participem.

Os últimos 20 minutos do evento serão utilizados para fazer uma reflexão, levantando os pontos positivos e negativos do evento.

Abaixo segue o link para download da apresentação

Após a apresentação e uma curta pausa para o cofee break, deu-se início à parte prática do evento, onde Thiago e Gercélia se revezaram nos papéis de testador e gravador. Durante um período de 1hora e meia foram submetidos técnicas de testes exploratórios, para vasculhar o sistema sugerido pelo facilitador, e encontrar o maior quantidade de bugs e/ou melhorias possíveis. Durante a escrita de cenários, foi observada pelo facilitador a possibilidade de outros cenários mais críticos. Nessa prática os participantes puderam colocar em prática e passar as suas experiências, como também aprenderem com experiências de outros.

No fim do evento, foi levantado como reflexão como positivo o evento, mesmo com a participação de poucas pessoas, as que se fizeram presentes estavam muito interessadas e puderam participar de forma mais efetiva.

Em breve estaremos realizando novos eventos e contamos com a participação de todos.


Apresentação para Download, clique aqui...

1 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Continuarei participando de todos os eventos voltados para área de Testes.

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