Bom dia pessoal,
Estamos chegando na reta final dos nossos estudos.
Mas ainda da tempo de estudar e conseguir conquistar essa certificação. Então não vamos perder tempo e vamos para mais uma Questão de Certificação CTFL.
Hoje iremos abordar sobre os Princípios de Testes, tema abordado no Syllabus e que frequentemente é questão exigida nas provas de certificação.
Lembrando que a questão foi retirada do Simulado 05, que se encontra disponivel para baixar, na tag de "Download" em nosso blog.
S5Q20. Uma
equipe de teste, constantemente, encontra 90% à 95% dos defeitos presentes no
software que está sendo testado. Enquanto o gerente de teste entende que esta é
uma boa porcentagem de detecção para a sua equipe e para a empresa, o gerente
sênior e os executivos estão desapontados com a equipe de teste, dizendo que a
equipe perde muitos bugs.
Tomando como base,
que os usuários, geralmente, estão contentes com o sistema e as falhas
reportadas por eles são de baixo impacto. Qual dos princípios de teste pode
melhor ajudar o gerente de teste a explicar aos demais, o porquê de alguns
defeitos não serem encontrados?
a) Teste exaustivo é
impossível
b) Agrupamento de
defeitos
c) A ilusão da ausência
de erros
d) Paradoxo do
Pesticida
Comentários:
Essa questão é interessante, pois iremos analisar os princípios de Testes.
De
acordo com o Syllabus temos 7 princípios de testes:
Princípio 1 – Teste demonstra a presença de defeitos
O
teste pode demonstrar a presença de defeitos, mas não pode provar que eles não
existem. O Teste reduz a probabilidade que os defeitos permaneçam em um
software, mas mesmo se nenhum defeito for encontrado, não prova que ele esteja
perfeito.
Princípio 2 – Teste exaustivo é impossível
Testar
tudo (todas as combinações de entradas e pré-condições) não é viável, exceto
para casos triviais. Em vez do teste exaustivo, riscos e prioridades são
levados em consideração para dar foco aos esforços de teste.
Princípio 3 – Teste antecipado
A
atividade de teste deve começar o mais breve possível no ciclo de
desenvolvimento do software ou sistema e deve ser focado em objetivos
definidos.
Princípio 4 – Agrupamento de defeitos
Um
número pequeno de módulos contém a maioria dos defeitos descobertos durante o
teste antes de sua entrega ou exibe a maioria das falhas operacionais.
Princípio 5 – Paradoxo do Pesticida
Pode
ocorrer de um mesmo conjunto de testes que são repetidos várias vezes não
encontrarem novos defeitos após um determinado momento. Para superar este
“paradoxo do pesticida”, os casos de testes necessitam ser frequentemente
revisado e atualizado. Um conjunto de testes novo e diferente precisa ser
escrito para exercitar diferentes partes do software ou sistema com objetivo de
aumentar a possibilidade de encontrar mais erros.
Princípio 6 – Teste depende do contexto
Testes
são realizados de forma diferente conforme o contexto. Por exemplo, softwares
de segurança crítica são testados diferentemente de um software de comércio
eletrônico.
Princípio 7 – A ilusão da ausência de erros
Encontrar
e consertar defeitos não ajuda se o sistema construído não atende às
expectativas e necessidades dos usuários.
Já analisando a situação da questão, temos uma equipe de teste que
encontra de 90% a 95% dos defeitos do Sistema testado. A questão informa que o
gerente de teste acha que esse percentual é satisfatório, os gerentes dos
projetos ainda acha que teria como encontrar mais defeitos.
Como sabemos, um software é praticamente impossível de testá-lo 100%, não se pode chegar a um ponto de dizer "esse sistema está 100% sem bugs" , o indicado sempre é definir uma métrica, um valor satisfatório como meta de testes. No caso da questão a equipe chegou a um valor de 95%, que para o gerente de Teste é excelente, mas para o gerente de projeto esses 5% ainda pode ser encontrado muitos bugs.
Dentre as quatros opções indicadas pela questão a) Teste exaustivo é
impossível, b) Agrupamento de
defeitos, c) A ilusão da ausência
de erros, d) Paradoxo do
Pesticida, o que mais se aproxima da realidade da questão é o Princípio do Teste exaustivo é impossível. O gerente de teste pode usar o argumento de que um sistema é impossível de ser testado exaustivamente, atingir 100% de bugs encontrados, definindo a métrica de 95% como ponto de aceitação dos testes.
Você pode me perguntar porque não o Princípio da Ilusão da ausência de erros, mas esse princípio diz respeito de uma cenário onde o sistema não há erros, porém ele foi construído de forma que não atende as especificações do cliente, logo o sistema não tem erros mas ele ta errado :D
Você pode me perguntar porque não o Princípio da Ilusão da ausência de erros, mas esse princípio diz respeito de uma cenário onde o sistema não há erros, porém ele foi construído de forma que não atende as especificações do cliente, logo o sistema não tem erros mas ele ta errado :D
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