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terça-feira, 4 de junho de 2013

Questões de Certificação - Dia 16

Olá pessoal,

Essa é a nossa última semana do Questões de Certificação CTFL, estamos chegando no grande dia.

Então não vamos param e vamos continuar estudando para que possamos estar preparados no próximo dia 07 de Junho.

Hoje iremos falar mais um pouco sobre revisão.

Lembrando que as questões foram retiradas dos questionários dispostos para baixar, em nosso blog na sessão “Download”.

S05Q01. Qual das seguintes alternativas não é um tipo de revisão?
a) Acompanhamento
b) Revisão técnica
c) Revisão informal
d) Aprovação da gerência

Comentários:
Utilizando o Syllabus como fonte de estudo, tiramos os seguintes trechos deste documento para definir a Revisão.

Revisão é uma maneira de testar o produto de software (incluindo o código) e pode ser realizada bem antes da execução do teste dinâmico. Defeitos detectados durante as revisões o mais cedo possível no ciclo de vida do software são muitas vezes mais barato do que aqueles detectados e removidos durante os testes (ex.: defeitos encontrados nos requisitos).

Qualquer software pode ser revisado, incluindo a especificação de requisitos, diagramas, código, plano de teste, especificação de teste, casos de teste, script de teste, manual do usuário ou páginas web.

A revisão pode encontrar omissões, por exemplo, nos requisitos, que não são normalmente encontrados no teste dinâmico.

Fases de uma revisão formal
Uma revisão formal normalmente possui as seguintes fases principais:
Planejamento:
 Definir os critérios de revisão.
 Selecionar a equipe.
 Alocar as funções.
 Definir os critérios de entrada e de saída para os diversos tipos de revisão formal (ex.: inspeção).
 Selecionar quais as partes dos documentos será visto.
 Checar os critérios de entrada (para diversos tipos de revisão formal).
Kick-off:
 Distribuir os documentos.
 Explicar os objetivos, processos e documentos para os participantes.
Preparação individual:
 Análise da documentação para a reunião de revisão.
 Anotar os defeitos em potenciais, questões e comentários.
Reunião de revisão:
 Discussão ou registro, com resultados documentados ou anotações (para os tipos de revisões mais formais).
 Anotar os defeitos, fazer recomendações para o tratamento de defeitos ou tomar decisões sobre os defeitos.
 Examinar, avaliar e registrar questões durante as reuniões de acompanhamento.
nto.
Retrabalho:
 Resolver defeitos encontrados, tipicamente feitos pelo autor.
 Registrar os status atuais dos defeitos (para revisões formais).
Acompanhamento:
 Checar se os defeitos foram encaminhados.
 Obter métricas.
 Checar os critérios de saída (para tipos de revisões formais).

Papéis e responsabilidades
Uma típica revisão formal inclui as funções abaixo:
Gerente: toma decisão durante a realização da revisão, aloca tempo nos cronogramas de projeto e determina se o objetivo da revisão foi atingido.
Moderador: a pessoa que lidera a revisão do documento ou conjunto de documentos, incluindo o planejamento da revisão, e o acompanhamento após a reunião. Se necessário, o moderador mediará entre os vários pontos de vista e é muitas vezes quem responderá pelo sucesso da revisão.
Autor: é a pessoa que escreveu ou que possui a responsabilidade pelos documentos que serão revisados.
Revisores: indivíduos com conhecimento técnico ou de negócio (também chamados inspetores), que, após a preparação necessária, identificam e descrevem os defeitos encontrados no produto em revisão. Revisores podem ser escolhidos para representar diferentes funções e perspectivas no processo de revisão, e é parte integrante de qualquer reunião de revisão.
Redator: documenta todo o conteúdo da reunião, problemas e itens em aberto que foram identificados durante a reunião.

Tipos de revisão
Um único documento pode ser objeto para mais de uma revisão. Se mais de um tipo de revisão for usado, a ordem pode variar. Por exemplo, uma revisão informal pode ser conduzida antes de uma revisão técnica, ou uma inspeção pode ser executada em uma especificação de requisitos antes de um acompanhamento com clientes. As principais características, opções e propósitos dos tipos de revisão comumente são:
Revisão informal:
 Não existe processo formal.
 Pode haver programação em pares ou um líder técnico revisando a modelagem e o código.
 A documentação é opcionalmente.
 A importância pode variar dependendo do revisor.
 Principal propósito: uma forma de obter algum benefício a um baixo custo.

Acompanhamento:
 Reunião conduzida pelo autor.
 Cenários, grupos de discussão, exercícios práticos.
 Sessões sem restrição de tempo.
 Opcionalmente há uma reunião preparatória dos revisores.
 Opcionalmente, relatórios de revisão e lista de defeitos encontrados são preparados.
 Opcionalmente há um redator.
 Na prática pode variar de informal para muito formal.
 Principal propósito: aprendizagem, obtenção de entendimento e encontrar defeitos.

Revisões técnicas:
 Documentado, processo de detecção de defeito definido que inclui colegas especialistas ou técnicos com a participação opcional da gerência.
 Pode ser feito por um colega sem a participação da gerência.
 Idealmente são conduzidas por um moderador treinado (que não seja o autor).
 Reunião preparatória dos revisores.
 Opcionalmente usa check-lists.
 Elaboração de um relatório de revisão, que inclui a lista de defeitos encontrados, se o produto de software corresponde às suas exigências e, quando apropriado, recomendações relacionadas com as descobertas.
 Na prática, pode variar de informal para muito formal.
 Principais propósitos: discussão, tomada de decisões, avaliar alternativas, encontrar defeitos, resolver problemas técnicos e checar a conformidade da padronização das especificações.

Inspeção :
 Conduzida pelo moderador (que não seja o autor).
 Geralmente é uma análise por pares.
 Papéis definidos.
 Utilização de métricas.
 Processo formal baseado em regras e utilização de check-list.
 Entrada especificada e critérios de saída para a aceitação do produto de software.
 Reunião de preparação.
 Relatório de inspeção, lista de defeitos encontrados;
 Processo de acompanhamento formal.
 Opcionalmente, ter aperfeiçoamento do processo e um leitor.
 Principal propósito: encontrar defeitos.

Fatores de sucesso para as revisões (K2)
Os fatores de sucesso para as revisões incluem:
 Cada revisão tem um objetivo claramente definido.
 A pessoa adequada para os objetivos da revisão deve ser envolvida.
 Testadores são valorizados como revisores que contribuem para a revisão e aprendizado sobre o produto o que lhes permite preparar os testes facilmente.
 Defeitos encontrados são encorajados e expressados objetivamente.
 Deve-se lidar com os problemas pessoais e aspectos psicológicos (ex.: fazer com que a reunião seja uma experiência positiva para o autor).
 A análise é conduzida em uma atmosfera de confiança, o resultado não será utilizado para a avaliação dos participantes.
 Técnicas de revisão são aplicadas de forma a combinar com o tipo e nível do software e revisores.
 Caso necessário, check-lists ou papéis são utilizados para aumentar a eficiência na identificação de defeitos.
 Treinamento é um item importante para as técnicas de revisão, especialmente para as técnicas formais, assim como as inspeções.
 Gerenciamento é importante para um bom processo de revisão (ex.: incorporando o tempo adequado para as atividades de revisão nos cronogramas de projetos).
 Há uma ênfase em aprender e aprimorar o processo.


Agora fica fácil de responder a questão.

A única alternativa que não é um tipo de Revisão é a Aprovação da Gerência. Não podemos considerar que a aprovação por parte do time gerencial é um tipo de manter a qualidade do código do sistema.

Resposta: “D”

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