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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bug que o usuário final não deve ver


Como não assim não deve ver? Sabemos que toda aplicação tem um bug escondido fazendo um ninho ou no meio da escuridão, e hoje analisando o meu trabalho do dia-a-dia, tentando buscar uma forma de trabalhar melhor... Entre os meus pensamentos e afazeres resolvi escrever sobre os bugs que os usuários encontram, mas que bugs ele encontram? Que magica é essa? Sendo assim falarei sobre os mais comuns.

Layout: É o mais visível , o de menor impacto no funcionamento da aplicação, mas, o demais importância para o cliente. Imagine uma tela toda deformada, lembre-se a 2º impressão é a que fica. Dai vem os pensadores, “Só acontece no IE”, bem, é o IE que a maioria dos usuários usa então atenção com ele.

Link quebrado: O que é mais decepcionante do que, clicar num link e ir para um horroroso “404 not found”. É praticamente pedir para saírem da aplicação. Isso praticamente não deve acontecer e têm algumas ferramentas que ajudam a esse árduo trabalho de checar links, o Xenu um pequeno software que ajuda a encontrar esses links e o plugin para wordpress “Broken Link cheker”.

Site mudo: Já se foi o tempo que o site era só um HTML estático, hoje toda interação do user deve haver uma “conversar” entre eles, estou falando das validações de campos, mostrando o que falta preencher, se não é valido, respostas nos campos de pesquisa, encontrou? Não? Tudo isso para facilitar a vida do usuário. Lembrando que só validação em JavaScript não salva a aplicação, no lado servidor deve haver uma estrema cautela, estamos em tempo de guerra,rsrs.

Entre muitos outros erros como mostrar erro do banco de dados na tela, filtros que não funcionam. Voltamos ao básico do aprendizado de modelagem de dados, o criar/editar/excluir. Estamos na era do e-commerce e o carrinho de compra onde se concentra a aplicação, deve seguir esse principio, e não custa fazer uma analise da aplicação e traçar os caminhos mais comuns para realizar seus planos de teste, “se usar”, ou verificar os pontos faltantes do check list. 


Post enviado por: Joalisson Ricardo, Assistente de Qualidade. Certificado CTFL - ISTQB

4 comentários:

  1. Bacana o post! Parabéns pela iniciativa.

    Aproveito o espaço para sugerir uma revisão no texto antes da publicação. Tive que ler alguns períodos 2 ou 3 vezes para entender por conta de pontuação mal elaborada.

    Parabéns e continuem com o blog!

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  2. alguns comentários...
    Layout - nem sempre é um erro menor ou de pouca importancia, se o usuário não encontra o botão "Comprar" ou ele fica fora da tela inicial, isso pode causar uma perda de milhares de vendas, não dá pra dizer que é "só layout".
    O testador tem que ser muito criterioso, e a cada release testada a aplicação vai evoluindo como um todo até chegar numa versão final que atenda todos os requisitos.

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  3. Gostei do post,mas bem que poderia colocar as fontes...obrigado de nada.

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