Como
não assim não deve ver? Sabemos que toda aplicação tem um bug
escondido fazendo um ninho ou no meio da escuridão, e hoje
analisando o meu trabalho do dia-a-dia, tentando buscar uma forma de
trabalhar melhor... Entre os meus pensamentos e afazeres resolvi
escrever sobre os bugs que os usuários encontram, mas que bugs ele
encontram? Que magica é essa? Sendo assim falarei sobre os mais
comuns.
Layout:
É o mais visível , o de menor impacto no funcionamento da
aplicação, mas, o demais importância para o cliente. Imagine uma
tela toda deformada, lembre-se a 2º impressão é a que fica. Dai
vem os pensadores, “Só acontece no IE”, bem, é o IE que a
maioria dos usuários usa então atenção com ele.
Link
quebrado: O que é mais decepcionante do que, clicar num link e
ir para um horroroso “404 not found”. É praticamente pedir para
saírem da aplicação. Isso praticamente não deve acontecer e têm
algumas ferramentas que ajudam a esse árduo trabalho de checar
links, o Xenu um pequeno software que ajuda a encontrar esses links e
o plugin para wordpress “Broken Link cheker”.
Site
mudo: Já se foi o tempo que o site era só um HTML estático,
hoje toda interação do user deve haver uma “conversar” entre
eles, estou falando das validações de campos, mostrando o que falta
preencher, se não é valido, respostas nos campos de pesquisa,
encontrou? Não? Tudo isso para facilitar a vida do usuário.
Lembrando que só validação em JavaScript não salva a aplicação,
no lado servidor deve haver uma estrema cautela, estamos em tempo de
guerra,rsrs.
Entre
muitos outros erros como mostrar erro do banco de dados na tela,
filtros que não funcionam. Voltamos ao básico do aprendizado de
modelagem de dados, o criar/editar/excluir. Estamos na era do
e-commerce e o carrinho de compra onde se concentra a aplicação,
deve seguir esse principio, e não custa fazer uma analise da
aplicação e traçar os caminhos mais comuns para realizar seus
planos de teste, “se usar”, ou verificar os pontos faltantes do
check list.
Bacana o post! Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirAproveito o espaço para sugerir uma revisão no texto antes da publicação. Tive que ler alguns períodos 2 ou 3 vezes para entender por conta de pontuação mal elaborada.
Parabéns e continuem com o blog!
alguns comentários...
ResponderExcluirLayout - nem sempre é um erro menor ou de pouca importancia, se o usuário não encontra o botão "Comprar" ou ele fica fora da tela inicial, isso pode causar uma perda de milhares de vendas, não dá pra dizer que é "só layout".
O testador tem que ser muito criterioso, e a cada release testada a aplicação vai evoluindo como um todo até chegar numa versão final que atenda todos os requisitos.
Meus parabens, belo post.
ResponderExcluirGostei do post,mas bem que poderia colocar as fontes...obrigado de nada.
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